O EMBARQUE:

• Chegue com pelo menos 2 horas de antecedência do horário de saída do voo em VOOS NACIONAIS e 3 horas para os INTERNACIONAIS.

• Uma equipe de guias estará à sua espera para ajudar no embarque e um guia estará acompanhando o seu voo.

• Todos os equipamentos elétricos, como: máquinas fotográficas, laptops, filmadoras, calculadoras, celulares, e outros devem ser declarados na alfândega antes

• do embarque. Isso para que, no retorno da viagem, você não precise pagar, indevidamente, nenhuma taxa de importação. Pegue o formulário em duas vias no balcão da alfândega e declare o tipo, a marca e o número do equipamento. Guarde esse registro, pois você poderá apresentá-lo na volta ao Brasil e os equipamentos não serão incluídos em sua cota.

• Esse registro será válido para todas as viagens que você fizer ao exterior.

 
DOCUMENTOS PARA EMBARQUE

 

1. Viagens dentro do território brasileiro:

 

Brasileiros

 

Crianças até 12 anos incompletos: Acopanhados de responsáveis e parentes é necessário Certidão de Nascimento, cópia ou autenticada em cartório e documento que comprove parentesco. Já crianças de até 12 anos incompletos desacopanhadas ou acopanhadas de alguém maior de 18 anos autorizada pelos pais ou responsáveis, é necessário Certidão de Nascimento, cópia ou autenticada em cartório, ou documento civil com foto, seja RG ou passaporte. Nesse caso é necessário também autorização de viagem judicial ou extrajudicial, ou seja, por escrito pelo responsável com firma reconhecida em cartório cartório, ou até mesmo Autorização Eletrônica de Viagem.

 

Adolecentes entre 12 e 15 anos: Acopanhados de responsáveis e parentes é necessário documento civil com foto, seja RG ou passaporte e documento que comprove parentesco. Já adolecentes entre 12 e 15 anos desacopanhadas ou acopanhadas de alguém maior de 18 anos autorizada pelos pais ou responsáveis, é necessário documento civil com foto, seja RG ou passaporte e autorização de viagem judicial ou extrajudicial, ou seja, por escrito pelo responsável com firma reconhecida em cartório cartório, ou até mesmo Autorização Eletrônica de Viagem. Sobre tudo a autorização de viagem é dispensada quando o menor de 16 anos apresentar passaporte válido com autorização que expecifica que este (menor) pode viajar desacopanhado para o exterior.

 

A partir de 16 anos de idade: Deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais ou cópia autenticada: passaporte (válido até o término da viagem), RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados), CREA, CRM, OAB, Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade Militar, entre outros documentos de identidade civil válidos em território nacional, desde que o mesmo esteja em bom estado de conservação. Em caso de furto, roubou ou extrávio, apresentar boletim de ocorrência

 

Estrangeiros

- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiros). Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil deverão embarcar com passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deve procurar diretamente o Consulado brasileiro no seu país de origem ou entrar em contato com órgãos do Itamaraty: no RJ (21) 2263.1462/3633 ou em SP (11) 3823.4699 SP.

 

Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

 

2. Viagens para países integrantes do Mercosul:

 

Brasileiros

- Hóspedes brasileiros, deverão embarcar com um dos seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) ou RG (Carteira de Identidade Civil emitida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados). Sugerimos que os documentos tenham menos de 10 anos de validade e estejam em bom estado de conservação. Recomendamos levar ambos os documentos, pois em caso de dúvida quanto a identidade do portador a autoridade fiscalizadora poderá requisitar outro documento (RG ou Passaporte) que permita sanar a dúvida. NÃO será permitido o embarque de hóspedes portando CNH, CREA, CRM, OAB, Carteira de Identidade Militar entre outros documentos mesmo que tenha validade em território nacional.

 

Estrangeiros

- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com os seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Não será permitido o embarque somente com o RNE sem o passaporte. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados.

- Hóspedes estrangeiros não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com o Consulado dos países a serem visitados. Nos cruzeiros internacionais para países integrantes do Mercosul, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Desse modo, recomenda-se o embarque com dois documentos de identidade originais válidos em território estrangeiro, para eventual necessidade de utilização em território estrangeiro, por ocasião das escalas. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados.

 

3. Viagens Internacionais:

 

Brasileiros

- Hóspedes brasileiros deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses). Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com os consulados dos países a serem visitados. Nas viagens internacionais, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque.

 

Estrangeiros

- Hóspedes estrangeiros residentes no Brasil, deverão embarcar com os seguintes documentos originais: passaporte válido (mínimo de 6 meses) juntamente com o RNE válido (Registro Nacional de Estrangeiro). Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com consulados dos países a serem visitados.

- Hóspedes estrangeiros, não residentes no Brasil, deverão embarcar com o passaporte válido (mínimo de 6 meses) e tarjeta de entrada no Brasil carimbada pela imigração do aeroporto. Quanto à necessidade de visto, o hóspede deverá entrar em contato diretamente com consulado do país a ser visitado. Nos cruzeiros de travessias transatlânticas, os documentos dos hóspedes serão retidos no embarque para facilitar os trâmites de imigração nos portos. Eles serão devolvidos antes do desembarque. Não será permitido o embarque de hóspedes portando cópia de documentos, mesmo que autenticados. Importante: Os hóspedes deverão apresentar no momento do check-in, o bilhete aéreo de retorno ao seu país de origem.

 

 

VISTOS

Consulte informações a cerca do país que irá viajar se necessita de VISTO. Fale conosco!